terça-feira, 4 de agosto de 2009

WenDo - auto defesa para mulheres

Wendo significa “caminho das mulheres.” Trata-se de uma autodefesa feminista, voltada exclusivamente para mulheres.
O Wendo surgiu no Canadá, entre meados das décadas de 60 e 70, se dissipou na Europa e foi absorvido pelo movimento feminista-lesbiano da época e também nos dias atuais. Porém, esta técnica não é voltada apenas para as mulheres lésbicas nem para feministas, sendo praticada por toda mulher que queira aprender meios de se defender.
O objetivo dos coletivos de Wendo é desenvolver técnicas fáceis de serem compreendidas e praticadas, potencializando a segurança e a defesa da mulher, tanto física, quanto psicológica. Além de abordar questões físicas e emocionais, o Wendo é um espaço para o bem-estar e interatividade social entre as mulheres, através de conversas, jogos e dinâmicas. O espaço estimula a auto-estima e desmistifica a incapacidade física das mulheres para a luta, pois, independente de condicionamento físico, biótipo ou sensibilidade, o mais importante é a força de vontade, determinação e o bem estar no que fazemos.
Acreditamos que, desta forma, poderemos juntas, evitar e diminuir os índices de agressões contra as mulheres, desde os mais cruéis, até o mais simples incômodo de andar nas ruas e sofrer desrespeito.
O Grupo de Wendo Teimosia da cidade de João Pessoa (localizada na região nordeste do Brasil), Paraíba, é composto atualmente por quatro mulheres (Lorena, Mabel, Bethânia e Lívia). Três delas participavam anteriormente, do grupo Wendo-JPA. Essas integrantes ampliaram a proposta do Wendo formando um novo grupo, o Coletivo Wendo Teimosia. No período de dois anos, essas instrutoras ministraram sete oficinas, sendo uma delas na cidade de Vitória, Espírito Santo e a outra em Fortaleza, no Ceará. O grupo tem realizado treinos abertos (para mulheres que já participaram de oficinas) e reuniões de planejamento de suas atividades
O grupo Wendo Teimosia foi criado com o objetivo de combater as violências físicas e psicológicas do dia-a-dia e não se detém apenas a treinos físicos mas, sobretudo, a trabalhar a linguagem corporal e as habilidades psicológicas e verbais, através de oficinas, que contam com uma metodologia participativa, interativa, com dinâmicas, jogos, rodas de diálogos temáticas como saúde da mulher, direitos humanos, violência contra a mulher e autoestima
O coletivo Wendo Teimosia de João Pessoa está aberto a participação e colaboração das mulheres e garotas da cidade. Para isto, basta apenas participar de alguma oficina e continuar indo aos treinos abertos, também realizados quinzenalmente.
Conheça e pratique o Wendo! Ajude a fortalecer a luta pelo combate à violência contra as mulheres!


“O medo da mulher a violência e o medo do homem a mulher sem medo” Eduardo Galeano.

Um comentário: